O teclado

texto disponibilizado em 23/junho/2000

© Informática Médica do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, 2000
O uso ou reprodução total ou parcial deste material didático é permitido exclusivamente para uso acadêmico ou de ensino que não envolva ganho comercial. Mantenha este texto e o link para
http://www.usp.br/fm/dim intactos, e entre em contato conosco através do email silveira@usp.br informando-nos da ocorrência.

Os teclados mais amplamente utilizados com os computadores PC têm pouco mais que 100 teclas.

Ao longo das apostilas disponibilizadas pela Informática Médica e Telemedicina você vai encontrar referência ao uso de várias [teclas], que aparecem no texto assinaladas em negrito e entre colchetes. Caso você não esteja familiarizado com um teclado, este texto traz um breve resumo que pode lhe ser útil.

O teclado pode, funcionalmente, ser dividido em seções:

  • o teclado principal, que contém as letras, os números e a maioria dos símbolos, além de algumas teclas especiais descritas adiante;

  • o teclado acessório, que traz uma redundâncias das letras, dos símbolos matemáticos e algumas outras teclas muito utilizadas; seu comportamento depende da tecla [NumLock] (no canto superior esquerdo) estar ativada (gera os números) ou não (gera as setas, [ins], [del], [home], [end], [PgUp] e [PgDn]);
  • o teclado central, que redunda as teclas do teclado acessório (pode ser usado quando [NumLock] está ativada);

  • o teclado superior, que contém teclas de função de [F1] a [F12] e algumas teclas especiais;

  • a tecla Esc, isolada e localizada acima e à esquerda.

[enter]

Muito utilizada, é a tecla utilizada para dar "entrada" nos comandos. Aparece nos lados direitos do teclado principal e do teclado acessório.

[backspace]

Volta um espaço. Muito utilizada quando se está digitando texto, tem comportamento análogo à tecla corretora de uma máquina de escrever (retorna uma posição removendo o caracter que antecede o cursor).

Apesar de usar o mesmo símbolo, não a confunda com a tecla de seta para a esquerda.

[delete] ou [del]

Delete, apagar em inglês. Aparece no teclado central e no acessório, é também muito usada em textos para eliminar os caracteres adiante do cursor. Em editores gráficos serve para apagar o que foi selecionado. No Windows Explorer elimina um arquivo. Em telas do Windows apaga um ícone. Cuidado com ela, principalmente porque ambas ficam muito próximas ao [enter].

[setas]

Para cima, baixo, direita e esquerda, costumam ser utilizadas para deslocar o cursor pela tela.

[kapsLock]
[ctrl]
[shift]
[alt]

São teclas especiais:
  • [kapsLock] fixa na caixa alta (por isto, em teclados brasileiros pode aparece com o nome [fixa]), para escrever em maiúsculas.
  • [shift] esta tecla é neutra como [ctrl], servindo para gerar letras maiúsculas ou os símbolos que aparecem acima dos números no teclado principal; em alguns teclados, como no da foto, é simbolizada por uma seta para cima.
  • [ctrl] esta tecla é neutra quando pressionada isoladamente (o que significa que pode ser mantida pressionada sem que nada aconteça). Serve para gerar códigos especiais, com funções variadas, de acordo com o programa em uso. Quando aparece [ctrl]+[letra] significa que a tecla [ctrl] deve ser mantida pressionada e um toque será dado na [letra] indicada.
  • [alt] também é neutra e gera códigos especiais que dependem do contexto, como acontece com [ctrl].

Há teclas [ctrl], [shift] e [alt] aparecem redundantemente de cada lado do teclado principal.

[F1], [F2],... , [F12]

Teclas de função, cuja ação depende do programa; no entanto, sob o Windows, [F1] costuma estar reservada para acionar textos de ajuda.

[ins]

Tecla cuja função depende do programa, costuma ser usada quando há entradas de texto, servindo para ativar ou desativar o modo de escrita:
  • de inserção (que vai deslocando os caracteres que aparecem adiante do cursor) ou
  • destrutivo (que os vai sobrepondo).

[esc]

É a tecla "do arrependimento". Muito usada, por exemplo, quando o usuário ativa alguma janela de diálogo e aparecem botões como [Sim], [Não] e [Cancela]. A tecla [esc] costuma equivaler a este último botão.

Paulo Sérgio Panse Silveira. O teclado. Informática Médica e Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2000
<URL:
http://www.usp.br/fm/dim/teclado/index.php>


envie-nos comentários, sugestões e críticas e avise-nos sobre erros ou imprecisões que venha a encontrar nesta apostila.

índice geral das apostilas