PowerPoint 97
versão em português

última revisão: 14/junho/2000

Segunda edição revista e ampliada por
Paulo Sérgio Panse Silveira, junho de 2000
(a lista de autores originais consta na
primeira edição).

© Informática Médica do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, 2000
O uso ou reprodução total ou parcial deste material didático é permitido exclusivamente para uso acadêmico ou de ensino que não envolva ganho comercial. Mantenha este texto e o link para
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Índice de Apostilas

 


envie-nos comentários, sugestões e críticas e
avise-nos sobre erros ou imprecisões que venha a encontrar nesta apostila.


Instrução geral: como utilizar esta apostila.


Conteúdo

Pré-requisitos

O que é o PowerPoint

Iniciando a apresentação com o PowerPoint

P1 Abrindo o Power Point

P2 Montando o primeiro Slide

P3 Inserindo Slides

P4 - Salvando sua Apresentação

P5 - Layout

P6 - Gráficos

P7 - Organogramas

P8 - Inserindo Desenhos

P9 - Formatando as Fontes

P10 - Outros efeitos, sobrescrito e subscrito

P11 - Formatando os Bullets

P12 - Escolhendo o alinhamento

P13 - Iniciando a edição dos gráficos

P14 - Inserindo Título no Gráfico

P15 - Mudando o tipo de gráfico

P16 - Mudando as cores do gráfico

P17 - Inserindo Linhas de Grade

P18 - Importando Gráficos

P19 - Importando Dados para a construção de gráficos

P20 - Acrescentando outros elementos

Slide Mestre e Transições

P18 - Acrescentando fundo ao slide através do slide mestre

P19 - Criando transições entre os slides

P20 - Animando o slide

Visualizando os slides feitos

P22 - Vendo a apresentaçäo.

Outros recursos

P23 - Transformando em HTML

Apêndice - Dicas para melhorar sua apresentação

Pré-requisitos

Sugerimos que as apostilas "Introdução à microinformática" e "Windows" sejam lidas antes de iniciar as atividades abaixo. A apostila foi elaborada para aqueles que não têm conhecimento prévio sobre o MS PowerPoint.

O que é o PowerPoint

O PowerPoint é uma ferramenta poderosa para a criação de apresentações lineares (como uma seqüência de diapositivos) que contenha texto, imagens, sons, animações, vídeos e transições entre os slides.

e-mao.gif (510 bytes) Esta linearidade não é fixa: há recursos para "saltar" de um ponto a outro dentro de uma apresentação.

Professores podem utilizá-lo para criar aulas que os estudantes podem rever em seu próprio rítmo ou para apresentar aulas expositivas. Há recursos para transformar esta aula em formato HTML (que serve para disponibilizá-la na Web).

Para uma apresentação eletrônica o computador deve ser conectado a algum dispositivo de projeção em uma sala de aula (TVs, telões, canhões de luz ou datashow) e permite a interação do palestrista com o computador, com algum grau de animação.

Para a produção de diapositivos (transparências, slides 35 mm, etc) o computador deve estar conectado a um aparelho fotográfico ou impressoras especiais para este fim (genericamente conhecidos como "slide makers"). Há locais que oferecem este serviço de fotografia se você desenha seus slides previamente e leve-os em disquete para fotografar.

O PowerPoint também possibilita imprimir os slides para suas anotações, para entregá-las para os ouvintes ou ainda imprimir um resumo da apresentação.

Iniciando a apresentação com o PowerPoint

P1 Abrindo o Power Point

Instrução: ao iniciar o Power Point aparece uma tela de apresentação onde pode-se selecionar vários tipos de apresentação. Vamos iniciar com uma apresentação em branco: selecione Apresentação em branco e clique OK.

e-cria.gif (5283 bytes)

Resultado: a tela que lhe permite selecionar o formato do slide aparece:

e-cria2.gif (6252 bytes)

Instrução: escolha o slide em brando e clique OK.

Resultado: aparece um slide em branco para ser editado. Neste momento você tem uma apresentação que contém um único slide em branco.

e-mao.gif (510 bytes) Observe que na primeira tela existe um certo Assistente de alto conteúdo que serve para facilitar a criação de uma apresentação. Na segunda há vários formatos de slides (a barra de rolagem lateralmente indica que ainda há outros, mais abaixo), incluindo alguns que contém desenhos ou gráficos. No entanto, para o primeiro contato é melhor criar uma apresentação em branco com um slide em branco porque você aprenderá onde ficam os vários elementos da apresentação. Depois que terminar o estudo desta apostila, sugerimos que explore estes recursos.

P2 Montando o primeiro Slide

Há uma forma de "rechear" este slide em branco. Manualmente podemos acrescentar textos, imagens, animações, e outros elementos a este slide. Neste primeiro contato é o que faremos, mas há vantagens que veremos adiante para o uso do slide mestre.

Instrução: Observe os ícones e-icon1.gif (210 bytes) que aparecem no canto inferior direito da tela. Experimente parar o mouse sobre cada um deles (aparece um texto explicativo) e clicá-los.

Resultado: Vários modos de exibição da apresentação aparecem: o da direita é a exibição da apresentação e a tecla [ESC] volta ao modo anterior. Logo seu uso deve ficar mais claro (experimente, mais adiante, quando sua apresentação já contiver alguns slides, clicar estes ícones)

Instrução: Observe a barra de desenho, normalmente localizada na base da tela:

Barra de ferramentas, desenho

e-mao.gif (510 bytes) Caso não a esteja vendo, ative Exibir, Barra de ferramentas, Desenho.

Vários recursos podem ser acionados por esta barra. Experimente colocar no modo Modo de slides e clicar em  Caixa de texto para inserir um texto.

Resultado: Aparece uma caixa de texto, que se expande à medida que você digita. Note que pode usar, também, a tecla [ENTER] enquanto insere o texto.

P3 Inserindo Slides

Instrução: Acione, pelos menus, Inserir, Novo slide, escolha o layout em branco.

Resultado: Um novo slide é inserido após o corrente (i.e., o último que você manipulou). Crie algum texto para este novo slide e experimente os ícones e-icon1.gif (210 bytes) para ver o que ocorreu: agora sua apresentação tem dois slides, no entanto o segundo ícone,Estrutura de tópicos , parece misterioso... daqui a pouco o exploraremos.

P4 - Salvando sua Apresentação

Instrução: No menu Arquivo, Salvar você pode salvar sua apresentação, ou clicar sobre o ícone e-salva.gif (145 bytes) na barra de ferramentas.

e-mao.gif (510 bytes) Caso não esteja vendo a barra de ferramentas, ative Exibir, Barra de ferramentas, Padrão.

Resultado: Como sempre, no padrão do Windows, quando você estiver salvando pela primeira vez aparecerá uma caixa de diálogo que pedirá o nome do arquivo e o local onde você deseja salvá-lo. É importante salvar a sua apresentação freqüentemente a fim de evitar perder o trabalho devido à queda de energia ou outros problemas com o computador.

e-mao.gif (510 bytes) Quando você for apresentar em outro computador que não aquele que você fez os slides há o risco deste computador não ter as fontes escolhidas prejudicando a apresentação. Para evitar esse incoveniente acione, ao salvar, para Incorporar TrueType.

P5 - Layout

Instrução: O layout do slide pode ser alterado através de Formatar, Layout do slide. Experimente fazer isto em um dos seus slides e escolha o formato:

Lista com marcadores

Resultado: Aparecem mais elementos sobre o texto que você já havia digitado. Repare que foram acrescentados dois blocos de texto, respectivamente, de cima para baixo, são o título e o conteúdo do slide.

Instrução: Clique sobre os blocos acrescentados na instrução acima e preencha com algum texto (aproveite o texto que colocou na prática P2 e recorte/cole para este novo bloco de texto ou simplesmente escreva um novo texto e clique sobre o texto antigo para eliminá-lo teclando [DEL])

e-slide.gif (19302 bytes)

Resultado: Aparecem mais elementos sobre o texto que você já havia digitado.

e-mao.gif (510 bytes) Dois detalhes:
(a) quando quiser selecionar o bloco de texto como um todo (para eliminá-lo, por exemplo), é preciso clicar sobre a borda: clicando sobre o texto o sistema coloca o cursor para permitir edição
(b) o texto inserido no bloco inferior colocado pelo comando de Layout do slide, por padrão, coloca bullets - as bolinhas que aparecem na frente de cada linha: use o botão e-dbullet.gif (103 bytes) .

e-mao.gif (510 bytes) O botão e-dbullet.gif (103 bytes) aparece na barra de formatação. Caso não a esteja vendo, ative-a.

Instrução: Volte a usar o botão Estrutura de tópicos do modo de estrutura de tópicos.

Resultado: Os textos acrescentados usando o Layout do slide são reproduzidos neste modo. Seu uso é importante quando se deseja exportar o texto de uma apresentação para outro aplicativo, imprimi-lo em separado, ou gerar um arquivo que sirva para ser exibido através da Web.

P6 - Gráficos

O PowerPoint possibilita a inclusão de gráficos em suas apresentações. Os gráficos podem ser importados de uma planilha eletrônica, ou podemos importar os dados das tabelas que geraram os gráficos. Inicialmente veremos como fazer o gráfico no próprio PowerPoint. A edição do gráfico será vista adiante.

Instrução: Escolha um Layout do slide que inclua um gráfico.

e-lgraf.gif (403 bytes)

Dê um duplo clique sobre o local de inserção do gráfico. Na tabela coloque dados de forma a construir um gráfico de barras (por ex: desempenho de alunos antes e depois de um treinamento):

e-plan.gif (4202 bytes)

Resultado: Observe que, à medida que edita, o gráfico vai se ajustando. Há vários comandos ocultos para explorar: clicando com o botão acessório do mouse sobre as letras ou números (A,B,C,... e 1,2,3,...) que aparecem nas bordas da tabela colunas e linhas podem ser excluídas ou acrescentadas; o formato dos números podem ser alterados (por ex.: para digitar 0,35 e aparecer como 35% automaticamente) e clicando sobre os elementos do gráfico (escalas, colunas, etc.) sua aparência pode ser alterada (é muito parecido com a maneira de gerar gráficos no Excel). Clicando e arrastando os quadradinhos pretos que aparecem na borda de uma figura, da mesma forma que se faz com os blocos de texto, o tamanho e a posição do gráfico também podem ser modificados. Explore as possibilidades.

e-graf.gif (9527 bytes)

e-mao.gif (510 bytes) Voltaremos aos gráficos mais adiante.

P7 - Organogramas

Instrução: Escolha um layout que contenha o desenho de um organograma:

e-lorg.gif (407 bytes)

Clique duas vezes sobre o organograma. Aparecerá uma tela que possibilitará a sua edição. Para escrever nos quadrados basta clicar sobre eles. Elabore um organograma. Na tela de edição do organograma clique Arquivo, Atualizar apresentação e depois Arquivo, Sair e retornar à apresentação para voltar ao PowerPoint.

e-mao.gif (510 bytes) Você pode mudar o tipo de organograma no menu Estilos. Nos menus Texto e Caixas pode-se formatar os textos e as caixas que os contém. Você pode ainda salvar o organograma como uma cópia separada com Arquivo, Salvar como. Explore organogramas se precisa deles (requer alguma prática entender como funciona esta ferramenta).

P8 - Inserindo Desenhos

Os desenhos do PowerPoint podem vir do Clip Art que é um conjunto de desenhos prontos vindos com o Windows, estes desenhos são carregados na mémoria quando você escolhe a opção de inserção de Clip Art, isso pode demorar algum tempo dependendo da máquina que você estiver usando.

Instrução: Escolha um layout que contenha o local de inserção do Clip Art

e-lclip.gif (462 bytes)

Da mesma forma que na prática anterior, dê um duplo click sobre o local de inserção do clip art. Escolha uma imagem

e-clip.gif (19829 bytes)

e clique OK.

Resultado: O clip art escolhido aparece no slide.

e-mao.gif (510 bytes) Note que o clip art também traz outras categorias, incluido som e vídeo. Há também um botão para importação de mais elementos e há clip arts adicionais no CD-ROM de instalação do PowerPoint. A idéia do clip art é servir como um tipo de repositório para tudo que você usa repetidamente: caso você queira inserir images, sons e vídeos específicos para uma determinada apresentação NÃO é necessário importá-lo para o clip art, pois bastará inserí-los diretamente, como veremos adiante.

e-mao.gif (510 bytes) Você pode mudar o tamanho do desenho: clique uma vez sobre o desenho. Observe que aparecem pontos pretos ao redor do desenho e note que, ao colocar o ponteiro do mouse sobre ele, haverá uma mudança no formado do ponteiro. Clique e arraste para um dos lados e veja o resultado. Pode-se acrescentar uma moldura pelo menu Formatar, Cores e Linhas. Caso você deseje mudar mais ainda o formato do desenho basta ir no menu Desenhar, Desagrupar (fica no canto inferior esquerdo): neste caso o desenho perderá o link com o Clip Art e você poderá mudar as posições de cada parte do desenho

P9 - Formatando as Fontes

Para editar as fontes o bloco de texto deve estar selecionado (lembre-se de que, para selecioná-lo, é preciso clicar sobre a borda hachurada).

e-txtns.gif (705 bytes) _____  Texto não selecionado.
e-txtc.gif (1075 bytes) _____  Texto depois de ser clicado pela primeira vez (o cursor estará piscando entre o L e o O da palavra "Exemplo", indicando que é possível editar o texto).
e-txt.gif (1052 bytes) _____  Um clique sobre a borda hachurada seleciona todo o texto do bloco.

Instrução: Selecione o bloco de texto ou uma/algumas palavra(s) de um texto e acione Formatar, Fonte e escolha os atributos que desejar. Observe a mudança de fonte no texto. O botão Visualizar serve para mostrar o que acontecerá caso aceite os atributos que está selecionando (se a janela está na frente do texto, arraste-a com o mouse).

P10 - Outros efeitos, sobrescrito e subscrito

Instrução: Explore o menu Formatar, Fonte e experimente selecionar partes do texto: você pode escrever textos sobrescritos e subscritos (como em 1º ou H2O) em menor tamanho ativando os quadrinhos de Sobrescrito ou Subscrito e escolhendo a porcentagem desejada.
Resultado: Depende do que escolheu. Note, também que há atalhos nas barras de ferramenta e formatação, por exemplo os botões e-inis.gif (174 bytes) para negrito, itálico e sublinhado.

P8 - Acrescentando sombreamento ao texto

Instrução: Há mais de um tipo de sombra possível: use os botões e-isombra.gif (125 bytes) e e-sombr2.gif (143 bytes) .

Resultado: Você pode testar várias alterações possíveis.

P11 - Formatando os Bullets

Instrução: No menu Formatar, Marcador você pode escolher um dos bullets possíveis ou mesmo suprimi-los.

Resultado: Observe que existem várias possibilidades de fontes de bullets. Pode-se ainda mudar a cor ou seu tamanho.

P12 - Escolhendo o alinhamento

Instrução: Clique no menu Formatar, Alinhamento, escolha Direita. Teste as outras opções. Experimente selecionar o bloco de texto inteiro ou parcialmente.

Resultado: Podem ser testados alinhamento à esquerda, centralizado ou justificado.

Editando a Apresentação de Gráficos

A edição de qualquer objeto, gráfico ou desenho, como sempre, pressupõe que este esteja selecionado.

P13 - Iniciando a edição dos gráficos

Quando editamos um gráfico, após um duplo clique, ocorrem mudanças na tela e nas barras de ferramentas, que passam a exibir o que é necessário para manipulá-lo.

Instrução: Dê um duplo clique sobre o gráfico que deseja selecionar. Observe a alteração da tela e das barras de ferramentas.

P14 - Inserindo Título no Gráfico

Instrução: Acione Gráfico, Opções de Gráfico. Selecione Título. Preencha e clique ok.

P15 - Mudando o tipo de gráfico

Instrução: Em Gráfico, Tipo de Gráfico escolha um tipo de gráfico desejado. Observa a possibilidade de duas ou três dimensões. Há muitas outras opções que podem ser exploradas.

Observe que existe um gráfico que mostra como o desenho ficará com a edição que você realizou, por isso explore à vontade todas as possibilidades, suas escolhas serão aplicadas ao seu gráfico apenas quando escolher o ok.

e-mao.gif (510 bytes) No menu Gráfico, Exibição 3-D há possibilidade de editar gráficos em três dimensões. Explore as possibilidades.

...

P16 - Mudando as cores do gráfico

O gráfico apresenta vários constituintes: as barras ou linhas, a superficie onde estas barras ou linhas estão colocadas, as legendas, etc. No PowerPoint é possível selecionar cada ítem por vez e editá-lo separadamente dos demais.

Instrução: Clique com o botão direito sobre algum elemento do gráfico. Aparece um menu, no qual pode-se selecionar Formatar< nome do elemento selecionado>. Clique sobre uma das colunas e explore as possibilidades.

e-mao.gif (510 bytes) Há várias maneiras de abrir as janelas para edição, como costuma acontecer nos programas para Windows, através de ícones em barras de ferramentas ou menus do alto da tela. O botão direito em muitos programas apenas provê atalhos convenientes.

P17 - Inserindo Linhas de Grade

As linhas de grade servem para facilitar a visualização do gráfico ao acrescentar linhas indicativas da posição do gráfico en relação aos seus eixos.

Instrução: Acione Gráfico, Opções de Gráfico. Selecione Linhas de grade e observe os tipos de linhas existentes. Teste as mudanças possíveis.

P18 - Importando Gráficos

Ao invés de contruir o gráfico no próprio PowerPoint você pode importar gráficos feitos em Excel. Esse gráfico ficará colocado no local onde seria construído o gráfico no PowerPoint. A edição é feita no Excel.

Instrução: Selecione um layout que contenha um gráfico, clique duas vezes sobre o gráfico (aparecerá a tela de edição do gráfico). Vá ao Editar, Importar arquivo e selecione o gráfico que deseja importar.

P19 - Importando Dados para a construção de gráficos

Neste caso importamos os dados para fazer o gráfico no PowerPoint. Para habilitar o comando de importação de dados você deve estar na tabela de confecção do gráfico mostrado na prática P6.

Instrução: Selecione um layout que contenha um gráfico, clique duas vezes sobre o gráfico (aparecerá a tela de edição do gráfico). Vá ao Editar, Importar arquivo mas, desta vez, selecione o conjunto de dados que lhe interessa.

Resultado: Aparecerá os dados que geraram o gráfico que está na tela.

e-mao.gif (510 bytes) Para que estes recursos funcionem, é necessário que a planilha Excel da qual você pretende importar dados ou gráficos precisa estar organizada em dados e gráficos. Caso este segmento das práticas esteja obscuro, pode ser porque você não entenda como o Excel armazena os dados e gráficos: percorra a apostila de Exce.

Após terminar a edição de gráficos basta clicar fora do gráfico para sair da tela de edição de gráficos.

P20 - Acrescentando outros elementos

Instrução: Acione Inserir e observe que há modos de acrescentar imagens, fotos ou desenhos que existam em arquivos (Figura, do arquivo), Autoformas, Sons, Vídeos, etc. Explore este menu.

Resultado: Vários elementos podem ser acrescentados ao PowerPoint que, na verdade, é um sistema de apresentação multimídia.

Slide Mestre e Transições

Aqui você pode editar cada um dos slides ou selecionando vários simultaneamente, dependendo de como os exibe (veja P2 e P3).

P18 - Acrescentando fundo ao slide através do slide mestre

O slide mestre contém todo o formato de texto. Qualquer mudança de formatação feita nele pode propiciar uma mudança de formatação sobre todos os slides da apresentação. É interessante quando você deseja aplicar um único tipo de formato para todos os slides, podendo já adicioná-lo no início da apresentação. Você pode tratá-lo como um slide comum com relação a formatação de fundo, alinhamento, fontes e cores.

Para alterar o fundo da apresentação, por exemplo, imagine que o slide mestre funciona como uma "segunda camada" que fica atrás da camada de slides que você está editando

Instrução: Exiba o mestre com Exibir,Mestre,Slide Mestre e altere o fundo através de Formatar, Segundo plano. Repare que não somente cores lisas, mas efeitos de preenchimento e texturas também podem ser aplicados. Depois de ter feito as alterações desejadas, volte ao modo de edição de slides através do menu Exibir ou usando os ícones e-icon1.gif (210 bytes) .

Resultado: As alterações repercutem em toda a apresentação.

P19 - Criando transições entre os slides

A passagem de um slide para outro não precisa ser brusca. Você pode acrescentar transições a cada slide ou a todos ao mesmo tempo

Instrução: Acione Apresentações, Transição de slides e explore os recursos que encontrar.

P20 - Animando o slide

É possível também criar efeitos dentro de um slide, incluindo sons e imagens, regulando a ordem e o modo de acionamento dos recursos que você embutir na sua apresentação

Instrução: Acione Apresentações, Personalizar animação e explore.

Visualizando os slides feitos

P22 - Vendo a apresentaçäo.

Instrução: Clique no ícone mais à direita de e-icon1.gif (210 bytes) .

Resultado: Sua apresentação começa a ser exibida a partir do slide corrente.

Outros recursos

P23 - Transformando em HTML

Instrução: Vá ao menu Arquivo, Salvar como HTML. Responda as perguntas subseqüentes.

O Power Point transforma sua apresentação em Power Point para uma apresentação web. É claro que não é perfeita, e alguns cuidados tem que ser tomados no Power Point para melhorar a conversão. As páginas criadas, no entando, são arquivos HTML regulares, e como o Power Point, na pior das hipóteses, já fez uma boa parte do trabalho, é fácil retocar as páginas para alcançar o resultado que deseja. Como exemplo, veja uma aula de Introdução à Informática que foi originalmente montada em Power Point e transposta para web.

Apêndice - Dicas para melhorar sua apresentação

O tempo ideal para cada slide é de 2 minutos, tente não utilizar mais de 4 minutos para cada slide, quando a apresentação se tornar muito longa tente esconder alguns slides, para utilizá-los quando necessário.

Ensaie sua apresentação com antecedência no sistema que vai ser utilizado para tal afim de verificar o tempo de duração, se as fontes que você escolheu estão disponíveis no computador e para observar se não existem problemas com o computador ou a tela. Não tem nada pior do que aparecer com o "show" montado, carregando micro, datashow, etc e não conseguir ligar o computador.

É melhor pouco texto em cada slide: a informação contida deve ser importante e chamar a atenção.

O tamanho das fontes de texto não deve ser de tamanho menor que 18 pontos, preferencialmente use 44 pontos para títulos, 32 pontos para texto e 28 pontos para subtexto, devendo ser visível para quem está sentado no fundo da sala

Limite o número de fontes para máximo de 3 por slide e preocupe-se em que haja bom contraste entre o fundo e as letras.

Tente usar tabelas e gráficos quando apropriado.

Acrescente ao início e ao final da apresentação slide de fundo preto para que não apareça o programa de apresentação que você está utilizando ao terminar.


Índice de Apostilas

     

Referências:

Sandy D. Power Point Tutorial: creating presentations using Power Point '97. Video Production/Technology.
<URL:
http://elms.elida.k12.oh.us/~dsandy/PPTtutor/PPtutor.php>